A história da Gaitero ecoturismo começou antes mesmo da sua fundação. Fundada em 2010 por José Alberto Guedes Alcoforado, o Beto Guedes, a Gaitero nasceu com a missão de transformar olhares sobre o mangue. Desde o início, a empresa se destacou por promover diversão levada a sério com educação ambiental, arte, conhecimento da história e cultura local e praticar atividades saudáveis, o que rapidamente a tornou uma referência no setor de ecoturismo.
Ao longo dos anos, até mesmo antes de 2010, a Gaitero se mistura com a vida de Beto, e passa por diversas transformações e crescimentos. No ano de 2000 Beto chega em Porto de Galinhas para morar e usufruir do melhor do surf, seu esporte na época. Em 2001 a agência Pé no Mangue o convida para trabalhar no mangue de Maracaípe. Já em 2008 o artista Romero Marques se faz presente com sua arte inspirada no oceano. Além disso, Beto recebe capacitação especializada no mangue por Bruno Giraldes e Talles Uzixima, através da agência Zoea Adventure. Esse marco não apenas criou uma boa base de conhecimentos para o fundador da Gaitero, mas também garantiu a posição da empresa no mercado, demonstrando seu compromisso com a causa ambiental.
2010: Nasce o compromisso
Oficialmente lançada no mercado a Gaitero Ecoturismo firma parceria com a Brasil Eco Adventures, uma agência que atendia estrangeiros no Brasil. Daí em diante só aumenta mais a responsabilidade da Gaitero. Os valores que seguem até hoje sempre foram guiados pelo compromisso com a sustentabilidade. A empresa acredita que o sucesso vai além do lucro; é também sobre fazer a diferença na vida das pessoas que conhecem o manguezal e consequentemente dar um novo significado sobre a vida.
Durante muito tempo Beto se divide entre o trabalho na Gaitero, sua atividade como mergulhador profissional e a loja de surfwear Bali, no centro de Porto de Galinhas. Porém, em 2019 a Lika Souza, engenheira de pesca residente em Maracaípe, estimula Beto a dedicar-se 100% à Gaitero ecoturismo. Em 2020 a COVID-19, assim como no mundo todo, forçou a pausa nas atividades, adiando grandes realizações.
Os anos foram se passando e muito trabalho retorna à pauta trazendo reconhecimento e consolidação da Gaitero Ecoturismo. Em 2021 uma visita ao Parque Nacional do Catimbau proporciona a ligação do litoral ao sertão com a agência parceira: Guia de Montanha. Logo após,em 2022 a Gaitero participa da ABAV Expo, uma feira internacional de turismo, e também recebe da instituição Novo Olhar Sustentabilidade o primeiro selo CO² Free, que atesta mais uma vez a dedicação da agência nos desafios ambientais. O selo foi novamente cedido nos anos seguintes, 2023 e 2024, com a contagem de mais de 500 mudas de mangue-vermelho plantadas na Baía de Maracaípe.
Gaitero Ecoturismo: 15 anos de compromisso com a natureza
Em 2025, no mesmo dia das ações Mangue Limpo em conjunto com a Limpa Porto da Ecoassociados, aconteceu o lançamento da nova marca da Gaitero Ecoturismo, que completou 15 anos. A nova marca, assim como a agência, é uma homenagem aos gaiteros, os caules de sustentação da planta mangue-vermelho. Este evento representou não apenas a celebração de mais um ano de compromisso com a preservação ambiental, mas também a renovação do compromisso da Gaitero Ecoturismo com a educação e conscientização ambiental. Por meio de ações como a "Mangue Limpo", a agência reforça seu papel fundamental na luta pela preservação dos nossos manguezais e, consequentemente, do nosso planeta.
Se você deseja saber mais sobre a Gaitero Ecoturismo e suas últimas novidades, fique ligado em nosso blog!
Sua opinião é muito bem-vinda! Pedimos apenas que mantenha o respeito, a educação e o bom senso ao comentar. Comentários ofensivos, desrespeitosos ou fora de contexto não serão tolerados e poderão ser removidos. Vamos manter um ambiente agradável e construtivo para todos.