A preservação do meio ambiente é um dever de todos. Nesse sentido, ações como a "Mangue Limpo", da Gaitero Ecoturismo e a "Limpa Porto" da Ecoassociados, ganham destaque e relevância. No último sábado, dia 22 de março de 2025, as duas instituições supracitadas reuniram mais de 50 pessoas em um esforço conjunto de preservação ambiental do manguezal na baía de Maracaípe. A ação, que aconteceu no Dia Mundial da Água, contou com a presença de pessoas do poder público, da iniciativa privada e de cidadãos preocupados com o futuro do nosso planeta. Durante o evento, foram realizadas coleta de lixo, plantio de mudas de mangue-vermelho e conversas muito importantes sobre educação ambiental.
O fundador da Gaitero Ecoturismo, Beto Guedes, em uma de suas falas, reforçou a importância da ação: "Olha o saldo de hoje do que conseguimos tirar do mangue. Isso tudo aqui iria proibir a proliferação de espécies marinhas.[...] Isso aqui que faz a diferença no meio ambiente. São pequenas ações como essa que têm uma diferença enorme na vida marinha."
Mais de 50 sacos de lixo foram recolhidos durante o evento. Inclusive contendo coisas inusitadas como: cadeira de plástico, prancha de surf quebrada e até mesmo um aparelho celular.
15 mudas de mangue-vermelho, que foram cedidas pelo Instituto Ambiental Caetés e pelo Projeto Rio Vivo Rio Limpo, foram plantadas no manguezal. Dessa forma também compensando todo o CO² lançado na atmosfera pelo deslocamento dos envolvidos no evento.
Para maximizar a eficiência do evento, os participantes foram divididos em três grupos, cada um responsável por uma área específica. O primeiro grupo cuidou das margens do Rio Maracaípe, o segundo focou na rota dos escravizados e o terceiro operou nas margens da via pública de acesso à Maracaípe. Com a colaboração de todos, foi possível realizar uma limpeza efetiva dessas áreas, contribuindo para a preservação do ecossistema do manguezal. Esta ação contou com o apoio da prefeitura de Ipojuca, através da CAEL (empresa responsável pela limpeza urbana de Ipojuca) e da AMMA (Agência Municipal do Meio Ambiente de Ipojuca), que forneceu luvas, sacos de lixo e se encarregou do recolhimento e destinação adequada do lixo ao aterro sanitário do município. Também participaram das ações o Coletivo Lixo Zero e a Comissão de Meio Ambiente do Ipojuca.
No mesmo dia, aconteceu o lançamento da nova marca da Gaitero Ecoturismo, que completou 15 anos em 2025. A nova marca, assim como a agência, é uma homenagem aos gaiteros, os caules de sustentação da planta mangue-vermelho. Este evento representou não apenas a celebração de mais um ano de compromisso com a preservação ambiental, mas também a renovação do compromisso da Gaitero Ecoturismo com a educação e conscientização ambiental. Por meio de ações como a "Mangue Limpo", a agência reforça seu papel fundamental na luta pela preservação dos nossos manguezais e, consequentemente, do nosso planeta.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre nossas ações e se voluntariar nas próximas oportunidades.
É disso que o mangue precisa. Pessoas que realmente fazem pelo nosso planeta. Parabéns pelo trabalho e gratidão a todos os envolvidos.
Sua opinião é muito bem-vinda! Pedimos apenas que mantenha o respeito, a educação e o bom senso ao comentar. Comentários ofensivos, desrespeitosos ou fora de contexto não serão tolerados e poderão ser removidos. Vamos manter um ambiente agradável e construtivo para todos.